America Colonial

Is this your test? Login to manage it. If not, you can make a test just like it.

This is a non-interactive preview of the quiz content.

1.
No contexto da Revolução Mexicana, as lideranças de Emiliano Zapata e Pancho Villa representavam os interesses:
2.
No princípio do século XIX, as colônias espanholas na América tiveram condições de deflagrar um movimento antimetropolitano que resultou na independência política dessas áreas coloniais.
Vários fatores estiveram associados àquele movimento; entre eles, destaca(m)-se a(s):
3.
“Temos dois grandes exemplos diante de nossos olhos: a Revolução Americana e a Francesa. Imitemos discretamente a primeira e evitemos com muito cuidado os efeitos da segunda. (...) A Revolução Francesa é como um monstro de democracia extrema e de anarquia que, se for admitida na América, destruirá o mundo de privilégios (...) .”
(Francisco de Miranda, líder criollo no processo de independência da colônia espanhola – retirado do livro História da América Latina – cinco séculos – de Cláudia Wasserman)

Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:
4.
“(...) quando a Inglaterra fez empréstimos à Argentina para a construção de ferrovias, a maioria dos trilhos, material rolante, etc. foi comprada à Inglaterra com lucros para os fabricantes ingleses. A exportação de capital excedente trouxe, nesse caso, também, lucro para os industriais ingleses.”
(Leo Huberman, A História da Riqueza do Homem, Rio de Janeiro: Zahar, 1974, p.263.).
A prática indicada pelo historiador americano é típica do processo de monopolização e expansão capitalistas (imperialismo) a partir da segunda metade do século XIX. Neste processo ocorre também:
5.
Movimento que caracterizou, no século XIX, a defesa da união da dos países da América do Sul, visando o fortalecimento econômico e político da região.
6.
Sobre o processo de independência das colônias europeias da América e sua história no século XIX, é CORRETO afirmar:
I. O Brasil foi o único país a vivenciar a experiência monarquista após a declaração de independência.
II. Enquanto as colônias latino-americanas, em 1810, lutavam para conquistar a autonomia, os Estados Unidos lutavam contra a Inglaterra, para consolidar sua independência.
III. Os Estados Unidos mantiveram-se alheios e desinteressados nas soluções emancipacionistas latino-americanas, ao longo de todo o processo.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
7.
De 1880 a 1905, os movimentos de libertação nacional (isto é, as lutas contra o imperialismo) foram dirigidos predominantemente por líderes e caudilhos populares com uma ideologia liberal. Na época, as organizações operárias pareciam incapazes de assumir a própria batalha contra o colonialismo e o imperialismo.
(GONZALEZ. Citado por FARIA, Ricardo de Moura. História 2. Belo Horizonte: Lê, 1995, p. 195)
O texto acima:
8.
A primeira metade do século XIX foi palco da emancipação política de quase todas as colônias ibéricas na América Latina.
Dos fatores abaixo relacionados, assinale aquele que não contribuiu de forma efetiva com os movimentos de independência nesses países:
9.
“Quem olha hoje para o Haiti, miserável, degradado, dificilmente poderá pensar que o país foi o cenário da 'única revolta de escravos bem-sucedida da História'. No momento da Revolução Francesa, em 1789, a colônia francesa das Índias Ocidentais de Santo Domingo representava dois terços do comércio exterior da França e era o maior mercado individual para o tráfico negreiro europeu. Era a maior colônia do mundo, o orgulho da França e a inveja de todas as outras nações imperialistas. Sua estrutura era sustentada pelo trabalho de meio milhão de escravos. Dois anos após a Revolução Francesa, com seus reflexos em Santo Domingo, os escravos se revoltaram. Numa luta que se estendeu por 12 anos, eles derrotaram os brancos locais e os soldados da monarquia francesa, debelando também uma invasão espanhola, uma tentativa de invasão britânica com cerca de 60 mil homens e uma expedição francesa de tamanho similar comandada pelo cunhado de Napoleão. A derrota dessa expedição resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti.”
SADER, Emir. A grande revolução negra. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04 jan. 2004.
Refletindo acerca da Revolução Francesa, da Independência do Haiti e do processo de emancipação das colônias na América, pode-se concluir que:
10.
TEXTO: 1
América Hispânica e América Portuguesa, futuro Brasil, viveram processos históricos parecidos, mas não idênticos, do final do século XV até a primeira metade do XIX.
Quanto aos processos de independência na América Hispânica e no Brasil no início do século XIX, pode-se afirmar que: